ATENÇÃO:
1 - Enviar as mensagens e fotos a serem publicadas no blog para o e-mail paroquiajressuscitado@gmail.com
2 - Participe comentando e deixando sua opinião. É muito simples. Basta clicar no link Comentários, localizado abaixo de cada postagem.

3 - Sua participação é fundamental na construção do nosso blog.
4 - Ao acessar o blog, cliquem em Home (coluna direita), para vê-lo atualizado.

sábado, 18 de maio de 2013

O Sentido Do Pentecostes


“Pentecostes” é um vocábulo grego e significa “cinquentésimo”. Com essa palavra, recordamos o evento contado por Atos dos Apóstolos 2: "depois que Cristo subiu aos céus, os discípulos, reunidos, receberam o Espírito Santo". Nesse momento os primeiros cristãos receberam a força que encheu os seus corações e fez com que criassem coragem e pregassem a mensagem de Jesus. Todo ano essa recorrência é recordada, 50 dias depois da celebração da páscoa.
 "Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizar na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente." Foi então que "a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação". Por ser "convocação" de todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionária enviada por Cristo a todos os povos para fazer deles discípulos.
Para entendermos o verdadeiro sentido da Solenidade de Pentecostes, precisamos partir do texto bíblico que nos apresenta na narração:
 "Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua" (At, 2, 1-6).
A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

http://www.abiblia.org/ver.php?id=3013#.UZgoqkpzueV 
http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/p/pentecostes.html
 http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12379

Nenhum comentário: